Denny Denan

Foto do Instagram @dennydenan 

“Não vou sair da Timbalada para acabar com ela. A Timbalada é muito maior que eu; é meu ventre; é patrimônio da Bahia” Denny Denan

E assim Denny Denan se despede do útero, do colo, do berço, dos primeiros passos, do caminhar de mãos dadas até sair correndo, como faz todo filho, quando entende que aprendeu a andar sozinho. E todas essas etapas foram vividas da melhor forma; por isso ele deixa bem claro que sai, hoje, como entrou há 25 anos: com amor! A família do Candeal foi anfitriã, para aquele menino de Camaçari que não conhecia a capital, nem a vida; e lá, ele aprendeu prestando atenção aos que tocavam, cantavam, em particular Carlinhos Brown, que o ensinou muita coisa, não somente sobre a carreira artística, mas sobre a própria vida.

Estreando carreira solo, aquele menino que era magrinho quando chegou, conforme todos citam, é um homem grande, forte, carismático, inteligente, com um conhecimento enorme sobre música, percussão, ritmo, voz, e cheio de talento. Ao contrário do possa parecer, ama música clássica e fala de Tchaikovsky como quem fala de um “velho companheiro”!

Foram 25 anos até sentir-se “maior de idade”, independente e acreditar com segurança que poderia dar esse passo; além de ter certeza de que todos alçam voo em algum momento. “A Timbalada é a porta de apresentação dos artistas”, diz ele. Contudo, quando abre-se a primeira porta, a tendência é querer outras novas.

Apesar de haver especulação, todos os anos após o carnaval, sobre sua pretensa saída da Timbalada, ele garante que isso não era real e que a decisão só aconteceu há poucos dias; confessou que o charuto foi seu companheiro conselheiro, que lhe permitiu pensar e decidir, imagino eu, sem dar palpite...  Esses são os melhores! E logo após a sua decisão recebeu uma ligação de Brown o desejando boa sorte, inclusive, pelo grande artista que ele é.

Denny é de Camaçari, caçula de cinco filhos, cresceu em um ambiente com muita música, onde toda a família, pais e irmãos, tocavam e cantavam. Também participou de um projeto sociocultural que ensinava arte e cultura. E no Centro de Formação Cultural Casa da Criança e do Adolescente aprendeu a cantar e tocar instrumentos, marcenaria, capoeira, dança e teatro.

Aos 12 anos a sua estrela brilhou, a sorte o encontrou no lugar certo, quando recepcionou Carlinhos que visitava o projeto em que ele integrava; e ele já tocava e cantava. Brown se encantou por aquele protótipo de timbaleiro e lhe disse que queria vê-lo no ensaio da Timbalada. Mesmo sem nunca ter ouvido falar da banda, uma semana depois lá estava ele, no palco do Candeal, surpreso com aquela multidão, sem entender nada sobre o significado daquele movimento cultural. Naquele momento nascia o vocalista que cresceu, cativou, ganhou credibilidade, conquistou a “tribo” dos fãs trabalhistas e, nessa mesma onda, foi premiado, cruzou oceanos, fronteiras, sempre engajado, estudando, aperfeiçoando-se, aprendendo... criando asas, para este dia em que voará alto, muito alto!

Neste momento, além do artista de carreira solo brotando, muita novidade nasce junto, como a Casamata Produções, que se apresenta ao mercado para gerenciar a carreira de Denny Denan e seguir junto na nova estrada, nesse desfio.

Muita novidade já está sendo projetada e produzida; ensaios de verão, shows, que ele já recebeu convite ao comunicar a carreira solo, CD sendo ensaiado, música germinando, ideias fervilhando...  “Estou muito feliz, cheio de novidades e ansioso para estrear com esse novo projeto, no verão.” Denny Denan

Sem dúvida a saída do vocalista da Timbalada foi, de algum modo, um presente para o público que, a partir de agora, além de ter a banda, ganhou um novo espetáculo, uma estrela com brilho especial, cantando e tocando com a batida e o ritmo que todos amam, prometendo chagar com a pegada do reggaeton... E que venha Denny Denan, solo, com a mesma simpatia, o mesmo carisma, carinho, atenção de sempre, com garra nova, vontade explodindo, com velhos companheiros o acompanhando, e sucesso garantido, oxalá será assim, para fazer o mundo mais feliz! Que Ogum esteja sempre com você, lhe protegendo! Patakori Ogun! Ogunhê!


O Que é, o Que é?

“E a vida? E a vida o que é, diga lá, meu irmão?
É a vida! É bonita e é bonita!”
Viver e não ter a vergonha de ser feliz...”

Primeira música que Denny cantou na Timbalada... E assim ele profetizou a sua carreira, que hoje “É bonita e é bonita!”



Texto: Ana Paula Berenguer Icó

0 comentários: