Segredos Confessáveis


Todo mundo é um poço sem fundo de segredos. Não adianta dizer que não. Há sempre aquela coisa mais íntima, que evitamos até pensar para não confessarmos para nós mesmos. Natural. Segredos envolvem amores, família, trabalho… a vida! Contudo, há também segredos gostosos e que não há problema algum em confessá-los; é até prazeroso. Alguns segredos nos acompanham desde sempre; outros vão surgindo ao longo da vida.
A jornalista Camila Botto reuniu alguns de seus segredos e os transformou em poemas e prosas. Para deleite de quem aprecia uma boa confissão (eu, por exemplo), esses poemas e prosas se transformaram em um livro, que ganhou o título sincero de “Segredos Confessáveis”. Mais sincero que o título, são os sentimentos que autora levou para o papel.
Evidentemente, como em qualquer leitura, a carga emocional e interpretação do leitor conta bastante para a identificação, ou não, do que está lendo. Sinceramente, eu adoro me identificar com o que tenho em mãos e, com esse livro, eu senti que poderia sentar numa mesa com Camila, abrir uma garrafa de vinho e conversar sobre vários assuntos, porque eu me vi, diversas vezes, em suas palavras.
Conflitos amorosos têm o tom melancólico que merecem, mas não causam incomodo ou tristeza. Sente-se que ela está a caminho da superação, por mais que aquilo, ainda, doa. Quando viramos a página de uma saudade, logo encontramos um poema que fala sobre a vida e o prazer de seguir o percurso estranho em que ela nos coloca, aguardando as surpresas do amanhã, ou um poema que fala sobre um amor fluido, que está dando certo. A descoberta de “quem eu sou”, também, está lá. E essa, talvez, seja uma das descobertas mais demoradas da vida. Em algum momento de transgressão, a autora diz que está “Cansada” e coloca para fora perturbações que a acompanham quando diz respeito ao que os outros esperam dela e, principalmente, quando diz respeito do que ela espera dela própria.
“Segredos Confessáveis” foi lançado em 2014 e é uma espécie de biografia, onde a autora se entrega sem medo de ser julgada, de se deixar ser vista nua através de suas palavras. Uma leitura que você pode fazer em um dia, porque é prazeroso de ler e rápido, mas que eu recomendo que faça aos poucos para que possa pensar naquele contexto. Uma leitura extremamente agradável!
Você pode encontrar o livro com a própria autora e aproveitar para bater um papo com ela. Sempre solícita e conectada, Camila Botto, além de talento, tem simpatia, o que é indispensável no mundo atual.
Publicado originalmente aqui.

0 comentários: